Plantão 24hs
Brasília – (61) 3244-1810 | Recife – (81) 3032-4567
Brasília – (61) 98247-4460 | Recife – (81) 99535-2737

Dúvidas

Você tem alguma dúvida? Esclareça agora mesmo.
Nosso sistema de alimentação

Todo nosso sistema de alimentação é realizado com um acompanhamento completo e diário de nossos nutricionistas. Temos refeições completas e balanceadas, com variedade de nutrientes necessários para um bom funcionamento do corpo e que ajudem também na recuperação.
Nossos pacientes são muito bem atendidos, com as 3 refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – além dos lanches servidos.
Sabemos que aqueles que estão em tratamento, independente do vício, sofreram um desgaste do sistema sensorial. Tanto o paladar, quanto o olfato (e demais sentidos) são importantíssimos para quem deseja sentir e apreciar uma boa comida. Dessa forma, nossa cozinha é capacitada com profissionais que procuram trabalhar uma alimentação afetiva, utilizando ingredientes de primeira linha, com sabores que remetam à cozinha de casa. Isso facilita a integração do paciente, deixando-o mais confortável no nosso ambiente, ficando assim mais disposto para participar do tratamento aplicado.
Lembramos também que a variedade busca agradar aos gostos específicos de cada um. Assim, oferecemos uma linha de alimentação mais natural, com verduras, legumes, grãos e demais ingredientes daqueles que tem uma dieta mais restrita.
Essas especificações também são acompanhadas pelo nosso quadro de nutricionistas, pois há uma preocupação paralela com a saúde, já que muitos residentes têm alguma intolerância, alergias ou outras condições médicas que os impedem de consumir algum alimento ou nutriente.
Para criar uma maior aproximação entre a família e o paciente, é permitida a entrada de lanches, como biscoitos, bolachas, pães, iogurtes e outros alimentos que os pacientes estejam acostumados a consumir em suas residências. Entretanto, há o controle de tudo o que entra, através de uma avaliação dos nossos monitores.

Duração do tratamento

A duração do tratamento vai depender de muitos fatores, como grau de intensidade do paciente quanto o desenvolvimento da terapia.
O tempo mínimo de internação é de 30 dias e pode durar até um ano. Algumas dependências podem ter um período fixo estipulado, mas o mais comum é que ocorra uma variação.
Lembramos sempre aos nossos pacientes e às suas famílias que o tratamento não é um processo que ocorre apenas na clínica, mas que se perpetua para toda a vida. Quando o interno recebe alta, ele deve aplicar em sua vida os princípios aprendidos durante o tempo permanecido em nossas dependências.
Nosso processo é baseado em alguns passos, seja na internação voluntária ou involuntária:
1: internação contínua de 30 a 90 dias, sob tratamento intensivo para rápido retorno ao convívio familiar e social;
2: internação de 180 dias (6 meses) com a permissão de saída em alguns casos e situações específicas;
3: após a saída do dependente da internação, é dada continuidade do seu tratamento junto aos seus familiares, através do acolhimento. Onde se sugere apoio ambulatorial objetivando manter os possíveis avanços.
Permitimos a visita da família após a internação contínua de 30 dias, variando também esse período de acordo com a dependência a ser tratada.

A participação da família

Lembramos aos nossos internos e familiares que é fundamental a colaboração de todos em conjunto para que o período de tratamento seja feito da melhor maneira possível.
Semanalmente nos comunicamos por telefone com a família do paciente para informar como está a terapia, a sua participação nas atividades, seu quadro clínico e outras informações que sejam relevantes.
Após os primeiros dias de internamento (entre 10 e 15 dias), a família tem permissão para fazer uma ligação para o interno. Após esse primeiro contato, as ligações passam a acontecer de forma semanal.
As ligações semanais ocorrem todas as quartas-feiras das 14h às 20h de forma privada entre interno e familiar.

Nossas instalações

Nossas instalações foram planejadas especialmente para atender com tranquilidade e eficiência nosso quadro de internos. Nosso ambiente arborizado e a céu aberto contribui ainda mais para a eficácia da nossa metodologia. Aqui nossos pacientes encontram:
– Piscina;
– Área verde;
– Horta;
– Área ambulatorial com enfermaria, sala para atendimento psiquiátrico e psicológico;
– Cozinha equipada;
– Sistema de segurança, com acompanhamento diário 24h por dia;

Medicação

Nossos profissionais de saúde são altamente capacitados para atender todos os internos, com os melhores métodos de tratamentos, aliados a medicações de ponta.
Sabemos da preocupação que as famílias têm na questão do uso de remédios em excesso e no mal que isso pode causar para o paciente, já que esses produtos podem causar efeitos desagradáveis ao corpo. Com uma análise correta e precisa, conseguimos medir qual a quantidade exata e precisa que um interno necessita para que ocorra o tratamento. Apenas com a experiência de quem realmente se preocupa com o bem estar do paciente é que se alcança êxito em cada etapa.
Não utilizamos de uma prática comum a muitas clínicas, que é a dosagem de alguma medicação com o intuito de sedação. Lembramos a todo momento que nossa preocupação maior é o tratamento correto e sem aplicação de métodos alternativos que possam causar algum mal ao paciente. Nosso uso e aplicação de medicação é controlado e responsável.

Tratamento feminino

Contamos com uma clínica direcionada especialmente para o tratamento feminino, visando atender às suas particularidades. Oferecemos um plano de tratamento específico e diferenciado para a recuperação feminina, pois temos consciência de que o público feminino precisa de uma abordagem especializada e diferenciada em relação aos homens. Cada local tem seus respectivos quartos, hall social e banheiro. Os quartos são equipados com travesseiros macios, oferecendo o máximo de conforto para as pacientes.

Segurança

Toda nossa estrutura é pensada na segurança do interno. Sabemos da preocupação que familiares e amigos têm ao ter um ente querido recebendo tratamento em uma clínica para dependentes. Por essa razão, buscamos atender às expectativas quanto à segurança, disponibilizando um quadro de funcionários capacitados para lidar com qualquer tipo de situação, com a ajuda de monitoramento 24 horas, através da instalação de equipamentos modernos e câmeras de segurança.
Todo monitoramento é feito 24 horas por dia, até mesmo quando os pacientes estão dormindo, em refeições ou qualquer outra atividade interna. Caso ocorra algum acidente de qualquer natureza, nossos profissionais também são capacitados para atender em sistema de plantão, no período da madrugada ou horários alternativos.
Outra preocupação é com o material utilizado nas atividades do dia a dia. Tanto os utensílios de cozinha, higiene ou qualquer outro objeto, são confeccionados para que não quebrem, evitando ferimentos.
Quando o paciente chega junto com a família, ele recebe uma lista de todo material que pode entrar junto com ele, como escova, toalha e outros objetos de higiene. Lembrando sempre que tudo que entra passa por um processo de checagem por monitores, para assegurar que nada que possa interferir na estadia fique em contado com o paciente, como perfumes ou qualquer outro material composto por álcool.

Nosso conceito

Prezamos por um atendimento humanizado, unindo processos modernos, medicamento de ponta e profissionais capacitados para atender a qualquer necessidade que venha a surgir.
A clínica Viva analisa desde o primeiro dia as particularidades de cada interno e especifica, em conjunto com todos profissionais, as instruções necessárias para cuidar de cada paciente. Isso vai desde os medicamentos utilizados até outras particularidades, como gostos pessoais na alimentação, alergias e características da sua dependência.
Sabemos que as primeiras semanas, principalmente as primeiras 48 horas, são bastantes difíceis para o interno, por essa razão buscamos uma maior aproximação para um acolhimento eficaz, deixando o dependente confortável em nossas dependências.
A família pode ficar tranquila caso tenhamos algum caso de surto ou desequilíbrio comportamental do interno. Nossa equipe é capacitada para lidar com as situações da melhor maneira possível, pois eles são treinados para se enquadrarem a protocolos de segurança e cuidados específicos.
Prezamos pela saúde do interno, assim como pela transparência com ele e seus familiares. Não fazemos nada que possa denegrir, prejudicar o bem-estar ou imagem do interno. Todo nosso procedimento visa alcançar o melhor resultado para tratar a dependência, e não medimos esforços para que, ao final de todo procedimento, o paciente saia satisfeito e realizado para voltar ao convívio familiar e social que tanto sonhou.

Visitas

As visitas são previamente agendadas e podem ocorrer em qualquer dia da semana, de uma a duas vezes por mês, dependendo do estágio do tratamento.
Por motivos de adaptação, analisamos quando o interno já está apto a receber as visitas programadas. Isso pode variar tanto pelo tratamento que ele está recebendo como pelo seu comportamento no processo.
Nos primeiros dias, há uma preocupação para que o interno se adapte adequadamente, por isso temos o cuidado para que ele se acostume com o processo e o período que ele vai passar na clínica.
Desde a chegada, nossa equipe entra em contato com a família do paciente para informar como ele se encontra. A ligação é feita apenas para tranquilizar a família, pois temos consciência da preocupação que se tem nos primeiros dias longe do ente.