Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Borderline

A Síndrome de Borderline, também conhecida como transtorno de personalidade limítrofe (TPL), é um distúrbio que ataca principalmente o equilíbrio emocional da vítima. Mudanças extremas de humor, medo do abandono, comportamentos compulsivos relacionados ao gasto de dinheiro ou a se alimentar compulsivamente.

As vítimas do distúrbio geralmente alternam entre momentos estáveis e surtos psicóticos, apresentando comportamentos descontrolados. Comumente, os sintomas surgem na adolescência e se tornam mais frequentes na fase inicial da vida adulta. Apesar de ser menos conhecido que outros distúrbios que possuem características comuns, como a esquizofrenia, a Síndrome de Borderline é bem mais comum, atingindo 1,6% da população, sendo 75% mulheres.

Como acontece com a maioria dos distúrbios psiquiátricos, definir as causas do Borderline é complicado. Não dá para se dizer com precisão os reais motivos, mas fatores ambientais e genéticos podem influenciar diretamente o seu surgimento. Alguns especialistas acreditam que o transtorno além da predisposição genética, pode ter também origem em episódios de abusos na infância.

Os sintomas surgem no início da vida adulta, porém só pode ser confirmada após os 18 anos de idade. Pois se feito antes disso, ele pode ser confundido com outros episódios de instabilidade gerados pelas oscilações hormonais comuns da adolescência.

Apesar do sofrimento gerado pelo Borderline, alguns tratamentos melhoram consideravelmente a qualidade de vida da vítima. O tratamento deve ser feito por profissionais especializados e consiste no uso de medicação para controlar os sintomas, terapia, e dependendo do caso, internação. Para agendar uma avaliação ou obter maiores informações, >>clique aqui.