Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Tabagismo

O tabagismo pertence ao grupo dos transtornos mentais e comportamentais, e o uso de substâncias relacionadas à doença são as principais causas de adoecimento e morte precoce no mundo todo. Causa não só uma dependência química, mas também física e psicológica, tudo motivado pela presença da nicotina, o agente viciante da doença. A dependência faz os fumantes inalarem mais de 4.700 substâncias tóxicas, entre elas: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, além de outras substâncias cancerígenas.
Pesquisas comprovam que 47% da população masculina fuma, enquanto que “apenas” 12% das mulheres usam o cigarro ou produto similar. Além da dependência química causada pela presença da nicotina, outra causa do tabagismo é o ritual social que há por consequência, como se reunir com amigos ou outra rotina associada por quem fuma.
O fumante não trás problemas apenas para sua saúde. É sabido que existe o fumante passivo, aquela pessoa que inala a fumaça do cigarro por estar no mesmo ambiente que alguém fumante. Isso pode ser extremamente prejudicial para crianças e idosos, pois possuem sistema respiratório mais fragilizado. Por essa razão, tratar o tabagismo pode melhorar a saúde não só de quem fuma, mas também daqueles que o rodeiam.
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que é considerada uma droga muito poderosa. Assim como a cocaína, heroína e o álcool, ela atua no sistema nervoso central, mas com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.
Muitas pessoas decidem parar de fumar de forma independente e conseguem. Porém há uma grande parcela que apresenta um nível alto de dependência, precisando nestes casos do auxílio de profissionais especializados para se livrar do vício e voltar a levar uma vida normal. Para obter mais informações ou agendar uma avaliação com a Clínica Viva, clique aqui.