Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Bulimia Nervosa

É um tipo de transtorno alimentar. O paciente que sofre da doença busca prevenir o ganho de peso, mas ao mesmo tempo ingere muita comida em pouco tempo. Para não engordar, chega a se machucar forçando vômitos ou tomando laxantes. Além disso, o indivíduo pode se exercitar em excesso, mesmo estando dentro da faixa de peso normal. O paciente tem a sensação de que não pode controlar a quantidade de alimentos que ingere.

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento desse transtorno alimentar, como culto à magreza, membros da família com bulimia, eventos estressantes, ameaças e fatores biológicos. A alimentação compulsiva pode surgir por conta de dietas extremas, estresse ou emoções desconfortáveis. Para sentir que tem controle da própria vida, o paciente tende a vomitar e praticar outras ações para prevenir o ganho de peso.

Dentre alguns sintomas da Bulimia Nervosa, podemos citar o hábito de esconder comida e reservar para os momentos de voracidade, como pães, massas e doces, mentir sobre o que comeu, comer compulsivamente e vomitar em segredo, esconder laxantes ou diuréticos, demonstrar muita preocupação em relação ao peso ou forma do corpo, queixas frequentes em relação a dores de garganta e problemas dentários (causadas pelos vómitos), esconder-se atrás de roupas largas e soltas, e demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.
Diagnosticar bulimia nervosa não é fácil, pois o indivíduo, diferente da anorexia, pode ser magro, obeso ou ter o peso normal e os comportamentos para prevenir o ganho de peso, como vomitar, são feitos de forma escondida.

Mas, ao perceber os sintomas, busque ajuda especializada, pois é necessária uma equipe médica para tratar do paciente, que pode sofrer também outros transtornos adicionais, como ansiedade, depressão e vicio em substâncias.

O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, podendo ser feito com acompanhamento psicológico e uso de medicamentos. Para agendar uma avaliação ou obter maiores informações, >>clique aqui.