Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Ciúme Patológico

Existe o ciúme em nível normal que tem como função cuidar e proteger pessoas que amamos e gostamos, mas há o ciúme excessivo, normalmente relacionado a algum “parceiro”, que é chamado de ciúme patológico, o qual o indivíduo começa a criar fantasias, crenças e certezas que só existem em sua imaginação. A dúvida causa sofrimento, sendo comum o ciumento sentir-se inferior, inseguro, culpado, angustiado, ansioso e rejeitado, chegando até mesmo a desenvolver o sentimento de vingança.

Os ciumentos patológicos são pessoas normais, simplesmente ciumentas. Mas, causam muito desconforto na vida de seus parceiros. Existem doenças que podem agravar o ciúme, como psicose, psicopatia, personalidades inseguras, TOC, além das drogas, álcool e Anfetaminas.

Os comportamentos que indicam o ciúme patológico são, telefonar inúmeras vezes por dia e não aceitar que a pessoa não possa atender sempre, implicar com vestimentas, interrogar sobre o passado, contratar detetives, seguir, checar contas telefônicas, redes sociais, perguntar a mesma coisa muitas vezes e de várias maneiras, provocar horas e horas de debates e discussões sobre a quantidade de amor não retribuído que demonstra, etc.

A maioria não aceita que precisa tratamento, mas ao identificar esses sintomas em seu parceiro, sugira o tratamento, pois para se curar esse tipo de ciúme é necessário medicação e acompanhamento médico. Para agendar uma avaliação ou obter maiores informações, >>clique aqui.