Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Tricotilomania

Tricotilomania é um impulso que o indivíduo sente e gera a necessidade urgente e incontrolável de arrancar o próprio cabelo e pelos, sejam ele da cabeça, braços, sobrancelha ou qualquer outro lugar do corpo. Pode ser comparado ao TOC, pois é um transtorno compulsivo onde a pessoa não detém o controle da situação. Embora seja uma ação consciente e que a pessoa saiba que ela não seja correta, o ato continua sendo feito até que, em muitas vezes, a região apresente arranhões e machucados.
Muitas pessoas têm uma intensidade baixa da patologia, e em alguns momentos conseguem parar o ato depois de algum tempo. Entretanto, em outros casos a gravidade é maior, e a falta de pelo é tamanha que muitos preferem esconder a região com panos ou da forma que conseguir.
Ainda não se tem precisão na causa da doença, mas especialistas encontraram razões genéticas para que a doença aparecesse em alguns casos. Questões químicas também foram encontradas no cérebro dos pacientes, envolvendo alterações no quadro de serotonina e dopamina.
A pessoa que tem Tricotilomania, na maioria das vezes busca ficar só, evitando amigos, família e até sair de casa. Além de procurar esconder o próprio problema, com receio de ser julgada, já que esse tipo de doença muitas vezes é visto com estranheza por outras pessoas.
Para tratar a doença, é necessário buscar ajuda médica especializada. O plano de tratamento exige sessões de psicoterapia que treinam a reversão dos hábitos e o uso de remédios que auxiliam no controle total do desejo de arrancar os pelos. Para falar com um de nossos especialistas e agendar uma avaliação, clique aqui.