Plantão 24hs
Brasília - (61) 3244-1810 | Recife - (81) 3032-4567
Brasília - (61) 98247-4460 | Recife - (81) 99535-2737

Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Transtornos Psiquiátricos

Transtornos psiquiátricos são condições mentais que afetam o humor, o raciocínio e o comportamento dos indivíduos. Eles podem atingir qualquer pessoa em qualquer fase da vida, e dependendo da gravidade do distúrbio, gerar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde.
Esses tipos de transtornos prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, profissional, acadêmica, na compreensão dos outros e de si mesmo, na tolerância aos problemas e no prazer em viver a vida de modo geral.

Os transtornos não têm uma causa específica, porém são formados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Eles podem ser resultado de mudanças no funcionamento do cérebro, genética, estresse excessivo, agressões físicas e/ou psicológicas, perdas, decepções ou até mesmo fatores da própria personalidade da pessoa.

Existem vários transtornos psiquiátricos, onde, cada um deles apresenta sintomas específicos. No entanto, existem alguns sinais que são comuns à maioria das doenças desse tipo, como a tristeza patológica, ansiedade, alucinações e delírios.

Os principais transtornos desse tipo são: depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo e o estresse pós-traumático. Você pode encontrar informações mais especificas, como a causa, sintomas e tratamento de cada um deles em nosso próprio site, na área de tratamentos.

Os transtornos psiquiátricos são tratáveis, e em geral, o processo engloba a terapia cognitiva comportamental e medicação. No entanto, em alguns deles não se faz necessário o uso de medicamentos, por isso é de extrema importância obter um acompanhamento médico por meio de uma clínica especializada que conte com uma equipe multidisciplinar.

Dessa forma, o paciente não corre o risco de ingerir medicações contraindicadas, podendo gerar uma piora no transtorno ou até mesmo uma dependência na medicação. Para obter mais informações ou agendar uma avaliação com a Clínica Viva, >>clique aqui.