Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Comportamento Sexual Compulsivo

Autores e escritores que tratam o tema definem a compulsão sexual por comportamento e fantasias sexuais, que aumentam de frequência e também de quantidade ao longo do tempo, gerando consequências sociais e familiares, como conflitos com amigos ou ambiente de trabalho. Embora ainda seja tratado como um tabu, é uma doença que deve ser tratada, pois muitas pessoas que a têm não enxergam que podem ser prejudicadas por essa compulsão.
Uma forma de diagnosticar alguém que tenha compulsão sexual é observar seu comportamento, quanto a frequência e intensidade. Fatores como tolerância ou abstinência podem ser analisados para indicar se uma pessoa tem ou não a patologia.
Quem tem compulsão sexual apresenta diversos comportamentos que podem comprometer sua vida social, como se preocupar mais com o sexo do que com o trabalho ou família, se concentrar em atividade sexual em ambientes inoportunos, pensar em sexo em locais inapropriados, entre outros. Tudo isso pode gerar um afastamento do ciclo familiar e amigos, o que pode piorar ainda mais a situação.
Por ser ainda um tabu, muitos pacientes sentem-se inibidos de procurar tratamento. O processo de recuperação é composto de terapia sexual e do uso de medicação para controlar a intensidade do desejo. Para obter mais informações ou agendar uma avaliação com a Clínica Viva, clique aqui.