Dependências e Transtornos

Conheça todos os nossos serviços.

Compra Compulsiva

É um distúrbio de impulso. Não há a satisfação de uma necessidade ou desejo, a compra é feita somente por um impulso doentio, ao invés de sentir prazer ao consumir, o paciente tem um sentimento de culpa. Além disso, gera prejuízo financeiro e pessoal, interferindo no relacionamento afetivo e familiar.
A compulsão por compras normalmente é acompanhada pela ansiedade e depressão, e nos períodos de excessos é possível o surgimento da bipolaridade. O indivíduo com esse distúrbio pode apresentar pensamento compulsivo, ou seja, mesmo que a pessoa não queira pensar em determinado assunto, o pensamento “invade” sua mente.

O comportamento compulsivo ocorre para obter alívio, porem este alívio tem uma duração curta. Além disso, a compra compulsiva pode se transformar em compulsão por comida, compulsão por jogo, entre outras formas.

Segundo Luiz Carlos Ilafon Coronel, primeiro-secretário da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, o mecanismo do transtorno é semelhante ao da droga. “O dependente químico toma a droga e se alivia momentaneamente, mas logo já volta a necessidade do consumo. A mesma coisa nos compulsivos. Eles acabam de comprar algo, mas já são levados a comprar outra coisa novamente. Sorte se você tiver dinheiro para comprar. Quando não, a pessoa vai acabar pedindo emprestado, e isso vai gerando problemas graves, já que muitos vão ficando bastante endividados”, afirma.

O apoio da família para a superação desse distúrbio é fundamental, ao contrário de uma postura crítica e discriminativa. Mas, além disso, é necessário o acompanhamento médico especializado, e até mesmo o uso de medicações para se controlar o comportamento compulsivo. Para agendar uma avaliação ou obter maiores informações, >>clique aqui.