A esquizofrenia é uma doença mental que causa modificações no funcionamento do cérebro. Os motivos desse problema se manifestar ainda não foram descobertos, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais podem fazer com que a esquizofrenia aconteça.

Se não for detectada e tratada, ela pode se tornar uma doença incapacitante, afetando significativamente o relacionamento familiar, social, laboral e a área emocional da pessoa.

Confira nesse texto alguns sintomas que podem ajudar a identificar a esquizofrenia.

Sintomas da esquizofrenia

Os primeiros sintomas costumam aparecer na adolescência e começo da vida adulta, ou seja, entre os 15 e 25 anos. Mas também existem casos onde a doença começou a se manifestar após os 40 anos.

Isso acontece pois, mesmo ainda não existindo um estudo que comprove essa tese, a esquizofrenia é uma doença do neurodesenvolvimento, que está presente desde o nascimento, mas que tem seus sintomas apresentados anos depois.

Quando os sintomas aparecem na adolescência, muitas vezes não são levados a sério pois são confundidos com comportamentos normais da idade. São eles:

  • Isolamento social
  • Irritabilidade
  • Paranoia
  • Tristeza constante
  • Depressão
  • Apatia
  • Perda de memória
  • Problemas na concentração

Os sintomas da esquizofrenia envolvem mudanças de pensamento, percepção, comportamento e afeto. Ao conversar com um esquizofrênico, você irá notar que o discurso é repetitivo, incoerente e até difícil de compreender.

Esses problemas são comuns por causa das alterações na percepção sensorial, que podem causar alucinações auditivas e visuais. A resposta emocional a isso pode diminuir e o entendimento entre o real e a fantasia pode não existir em todos os momentos.

Os sintomas da esquizofrenia se dividem em duas categorias:

 

Sintomas positivos

O nome é um pouco estranho, mas os sintomas positivos da esquizofrenia estão relacionados aos excessos que essas pessoas têm em suas funções normais.

São eles:

Delírios

São ilusões que os esquizofrênicos acreditam ser uma verdade absoluta, mesmo quando percebem que não é verdade.

Por conta disso, acabam desenvolvendo paranoias e tem delírios persecutórios, místicos, com mania de grandeza ou acreditam ser outra pessoa.

Alucinações

É a sensação de que estão ouvindo, vendo, cheirando, comendo ou tocando coisas que não estão por perto. Um dos sintomas mais comuns é ouvir vozes que fazem críticas ou que mandam fazer algo.

Sintomas negativos

Ao contrário dos sintomas positivos, os sintomas negativos apresentam aspectos que faltam para os esquizofrênicos, como por exemplo:

  • Se isolar da família e amigos
  • Evitar atividades sociais
  • Ter problemas em sentir ou expressar sentimentos
  • Deixar de ter interesse na rotina

A esquizofrenia é uma doença com evolução crônica, mas que pode ser tratada e controlada. Se você deseja se informar melhor sobre a esquizofrenia ou conhece alguém que passa pelos problemas colocados mais acima, entre em contato conosco. clicando aqui.