Você já se perguntou por que as pessoas não conseguem ver aquilo que você vê quando olha para um espelho? Às vezes a percepção que as pessoas têm a nosso respeito são diferentes da imagem a que temos acesso. Contudo, em alguns casos, elas têm razão. Principalmente quando sugerem tratamentos para a anorexia.

Obviamente não estamos falando isso para pessoas que são naturalmente magras. Nesses casos, o falatório das pessoas geralmente é maldoso é tem a intenção de machucar. No entanto, há casos em que familiares estão vendo seus entes queridos se desintegrarem por conta da anorexia que, por sua vez, é de fato um transtorno.

Nesse contexto, informaremos neste artigo alguns tratamentos para a anorexia apenas visando a sua informação. Pode ser que você de fato precise de um deles, mas verá que se trata de algo muito menos assustador do que pode parecer. Assim sendo, confira as opções abaixo!

Tratamentos para a anorexia: quais são?

Conheça algumas alternativas!

Quando falamos em anorexia, estamos falando de uma doença que pode causar problemas gravíssimos para a saúde de uma pessoa. Nesse contexto, imunidade baixa (que deixa o corpo aberto para doenças), fraqueza dos ossos, convulsões e morte são apenas algumas das consequências.

Tudo isso porque a pessoa que possui o transtorno tem uma visão distorcida de si própria. Assim sendo, os tratamentos para a anorexia trabalham essa perspectiva equivocada do paciente. No entanto, não se trata apenas de se tratar com um profissional.

Na realidade, o paciente anoréxico deve ter à sua disposição uma equipe multidisciplinar trabalhando em prol de sua melhora. Assim sendo, é necessário ter o acompanhamento de um médico, um psicólogo e um nutricionista. Veja a seguir como cada profissional atua em um tratamento hipotético para a doença.

O médico

Nesse contexto, o médico fará o diagnóstico dos problemas físicos que ocorreram por causa da doença. Pode ainda receitar medicamentos para regular o equilíbrio cerebral. Isso principalmente quando o paciente anoréxico é diagnosticado também como depressivo, por exemplo.

O psicólogo (psicanalista ou psicoterapeuta)

Este profissional trabalhará na procura pelas causas do transtorno. Assim sendo, durante o processo de terapia o paciente será estimulado a se conhecer melhor é aprender maneiras saudáveis de olhar para si.  Em muitas ocasiões, o problema se desenvolve a partir de questões não resolvidas e que merecem atenção.

O nutricionista

O papel do profissional de nutrição nesse contexto fica óbvio. É sua responsabilidade entender como funciona a alimentação do paciente. Assim, poderá de maneira progressiva inserir alimentos e rotinas alimentares saudáveis para que o paciente se recupere.

Nesse contexto, vale lembrar que a Clínica Terapêutica Viva Melhor oferece um tratamento completo para indivíduos com anorexia. No entanto, é importante ressaltar que a depender da gravidade do caso, muitas vezes uma internação imediata é necessária.

Assim sendo, confira essas e outras informações sobre tratamentos para anorexia clicando aqui. Se informe com cuidado é tome a decisão que você sabe ser a correta para ter mais qualidade de vida!