Talvez pareça estranho tratar o descontrole no uso da internet como uma dependência. Pessoas que apresentam esse tipo de comportamento jamais  procurariam um profissional para se tratar. Assim, fica evidente o porquê de esclarecer como é o quadro de dependência em internet.

Trata-se de um problema que interfere na habilidade de um indivíduo de lidar com a sua própria vida, já que a dependência se caracteriza pela vontade irresistível de estar conectado o tempo inteiro.

Dessa forma, a qualidade de vida torna-se algo impraticável, já que a pessoa deixa de viver sua própria realidade para estar conectada a uma realidade virtual. Assim, justifica-se a necessidade de tratamento terapêutico para quem tem dependência em internet.

Como reconhecer a dependência em internet

Caso você esteja interessado em descobrir se tem um quadro de dependência ou alguém da sua família, é importante fica atento aos seguintes sintomas – que inclusive estão presentes em pessoas que sofrem com ansiedade e depressão:

• preocupação excessiva com a internet;

 

• o não cumprimento de atividades rotineiras como as tarefas da casa, da escola ou do trabalho com o objetivo de estar conectado;

 

• a falta de laços familiares e conjugais, que são deixados de lado para estar mais tempo na internet;

 

• alteração no humor a depender da presença ou ausência da conexão com a rede;

 

• a falta de controle sobre o tempo passado virtualmente.

 

Caso você ou a pessoa de quem você suspeita apresentem um ou mais desses sintomas, é interessante que você agende uma consulta com um terapeuta a fim de ser diagnosticado clinicamente.

O que fazer após o recebimento do diagnóstico

Se for confirmado que o quadro é de dependência em internet, uma terapia é altamente recomendável. A partir das sessões com um profissional qualificado, será possível entender as razões que levam a um desejo pela desconexão da realidade.

Além disso, será possível auxiliar o paciente a recuperar o seu controle sobre o tempo e, consequentemente, ter qualidade de vida e relacionamentos saudáveis.

Nesse contexto, é importante que a pessoa em questão saiba que não pode “curar” o próprio vício sozinha, tendo em vista que um dos sintomas é a falta de controle sobre o uso da rede.

A ajuda profissional é necessária, até porque se os sintomas apresentados são estão ligados à ansiedade ou depressão, importa investigar se o diagnóstico não é mais profundo do que se imagina.

Tendo essas necessidades em vista, a Clínica Terapêutica Viva Melhor tem condições de oferecer esse tipo de tratamento especializado, já que além de trabalhar com dependência química, trata também casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, borderline, transtorno obsessivo compulsivo e vários outros tipos de dependências.

Os profissionais da clínica já participaram de inúmeras reabilitações efetivas nos mais de 10 anos de funcionamento e estão preparados para atender a pacientes com dependência das ordens mais variadas.

Se você deseja se informar melhor sobre a dependência em internet ou conhece alguém que apresenta os sintomas colocados mais acima, entre em contato conosco para marcar uma avaliação e obter um diagnóstico.

(61) 3244-1810 | Brasília/DF
(81) 3032-4567 | Recife/PE

(62) 99180-1328 | Anápolis/GO