Muitos dos problemas causados pelo álcool vão além da saúde do dependente, visto que esse é um detalhe que não prejudica apenas um só indivíduo. Por esse motivo, é preciso ter bastante atenção quando surgem os primeiros sinais relacionados ao consumo dessas bebidas.

E um fato que preocupa não só muitas famílias como também governos de todo o mundo é a facilidade que as pessoas têm para entrar em contato com o álcool. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, 40% dos jovens brasileiros consomem alguma bebida alcoólica pela primeira vez em casa e entre os 12 e 13 anos.

Esse é um dos principais motivos que podem levar ao consumo excessivo, pois a quantidade da bebida vai aumentando aos poucos. Dessa forma, quando o jovem atinge uma idade mais avançada, ele já está acostumado com a substância e seus efeitos.

Mas você sabe quais as reais consequências e problemas causados pelo álcool? Confira agora os danos sociais e à saúde que essa bebida pode acarretar.

mulher apagada pelo alcool

Fonte: Mahrael Boutros / Pexels

Problemas causados pelo álcool: suas reais consequências

Como falamos anteriormente, o álcool é uma bebida disseminada na sociedade brasileira e mundial. Por esse motivo, não é tão difícil encontrar jovens consumindo o produto. Uma pesquisa revelou que 60% dos adolescentes de 12 a 18 anos já consumiram alguma bebida alcoólica pelo menos uma vez.

Muitos desses não se preocupam com as consequências, e até mesmo pessoas adultas têm o pensamento que o álcool causa efeitos apenas na própria saúde. Entretanto, quando o indivíduo perde o controle sobre a substância, é um sinal de que há um problema, com chances de causar transtornos pessoais, familiares e sociais.

Confira alguns deles abaixo.

Problemas de saúde

Um dos problemas mais abordados causado pelo álcool é o mal que ele pode causar no indivíduo. Justamente por ser uma substância consumida precocemente, as chances de uma doença ser diagnosticada aumentam com o passar do tempo. Diferente do tabagismo, que pode afetar a saúde de outras pessoas, apenas a pessoa que ingere a bebida sofre as consequências.

E não são poucas as enfermidades causadas por essas substâncias. Especialistas apontam que mais de 60 patologias são diagnosticadas a partir do consumo do álcool. É preciso levar em consideração também que o organismo de homens e mulheres, independentemente da idade, reagem de forma diferente.

Por isso que a mesma quantidade de bebida pode causar efeitos diferentes em duas pessoas de gênero oposto. Além disso, peso, idade, frequência e outros aspectos também são fatores de diferenciação para o aparecimento de doenças.

Entre as principais patologias, estão: gastrite, úlcera, hepatite, câncer, trombose e anorexia alcoólica. Além dessas, quando o consumo é excessivo e sem controle, a pessoa pode ocorrer o diagnóstico do alcoolismo. Essa dependência também pode acarretar em problemas de saúde secundários, como ansiedade e depressão, tendo em vista que o sistema nervoso da pessoa passa a ser afetado pela substância.

Problemas familiares

Além das doenças, os problemas causados pelo álcool podem atingir as relações familiares do indivíduo. Isso porque a pessoa passa a apresentar um comportamento diferente do habitual, o que pode não ser visto com bons olhos pelos parentes.

Muitos momentos e datas comemorativas, como natal, páscoa e aniversários também podem ser afetados por consequência. São nesses momentos em que a presença da bebida é mais comum, o que pode favorecer um cenário de conflito.

Quando o indivíduo é diagnosticado com alcoolismo, por exemplo, a situação pode ser ainda mais grave. Muitos dependentes perdem o controle sobre suas emoções com mais facilidade, e acabam levando o problema para o âmbito familiar. Dessa forma, aumentam as chances de brigas e desentendimentos.

Muitos dependentes também passam a gerir o dinheiro de forma errada. Como a bebida passa a ter muita importância, é comum que se gaste mais com esse produto. Em muitos casos as dívidas começam a surgir, tendo em vista que o pagamento das contas não passam a ser vistas como prioridade. É exatamente nesse cenário que mais problemas familiares podem aparecer.

alcoolatra na rua

Fonte: Rebcenter / Pexels

Problemas profissionais

Além de afetar a saúde e a família, os problemas causados pelo álcool também podem atingir a esfera profissional. Isso ocorre justamente pelas ações e pensamentos dos dependentes serem afetados pelo álcool. Dificilmente o indivíduo vai conseguir agir naturalmente durante as atividades do trabalho.

A pessoa pode ficar desatenta, perder a concentração com facilidade, ficar cansada com mais frequência ou sair mais cedo para ir ao bar. Em alguns casos, o dependente chega a faltar o trabalho para ir ao bar, ou, até mesmo, a consumir a bebida no próprio horário de expediente.

A consequência disso é uma possível demissão, o que muitas vezes pode agravar ainda mais a situação. Isso porque a pessoa fica triste com o ocorrido e passa a beber mais para sentir o prazer momentâneo causado pela substância. Entretanto, isso pode gerar mais problemas familiares ou na própria saúde do indivíduo. Mas são nesses momentos de solidão que essas pessoas encontram no álcool uma saída para a tristeza.

Por isso dificilmente a pessoa consegue racionalizar a situação e perceber que a bebida não é a melhor saída. Nesses momentos, é preciso que amigos e familiares deem o suporte necessário e mostrem para o dependente que ele tem um doença. Embora essa não seja uma tarefa fácil, é uma das maneiras de lidar com os problemas causados pelo álcool.

Um dos obstáculos encontrados nessas situações é a dificuldade do indivíduo aceitar que tem um vício. Para ele, a ingestão de álcool está sob controle, embora essa não seja a verdade. Por isso é fundamental que ele seja encaminhado para profissionais competentes, que possam mostrar a situação na qual ele se encontra.

E nós da Clínica Viva Melhor contamos com unidades em Recife e Brasília (masculina e feminina), e oferecemos planos de tratamentos para o alcoolismo, com a prescrição de medicamentos e procedimentos específicos para a doença.

Aceitamos os mais diversos planos de saúde com o intuito de atender às necessidades de cada pessoa. Se você sofre com a dependência do álcool ou conhece alguém que sofre, não deixe para depois, busque ajuda. Nós podemos ajudar com o melhor tratamento possível!

Fontes de pesquisa:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-02/guia-alerta-sobre-consumo-precoce-de-bebidas-alcoolicas-entre-jovens
https://www.informalcool.org.br/content/o-que-o-%C3%A1lcool-faz-com-voc%C3%AA
https://www.infoescola.com/doencas/alcoolismo/
http://www.cisa.org.br/artigo/238/efeitos-saude-causados-pelo-alcool-status.php
https://www.tuasaude.com/doencas-provocadas-pelo-alcool/