A ansiedade, também conhecida como transtorno de ansiedade generalizada, é um distúrbio psicológico grave que afeta mais de 18 milhões de pessoas apenas no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas ansiosas do mundo. Essa é uma afirmação preocupante, afinal, o transtorno é muito sério e, se não tratado, pode desencadear inúmeros problemas e até mesmo o suicídio.

Mesmo sendo bastante falado na mídia, as pessoas no geral ainda não conseguem entender muito bem o que realmente é a ansiedade. Isso acontece porque é comum escutar por aí frases como “estou ansioso(a) para amanhã”, no sentido de “mal posso esperar para que tal coisa aconteça”. Mas a verdade é que a ansiedade não tem absolutamente nada a ver com isso. Continue lendo o artigo para entender o que é o transtorno, quais são os sintomas da ansiedade e como identificá-los.

Mulher com Ansiedade

Fonte: Unsplash.com

O que realmente é a ansiedade?

Antes de tudo, é preciso entender que a ansiedade é uma emoção totalmente normal do ser humano, sendo bastante comum em situações do dia a dia, como problemas no trabalho, antes de realizar alguma prova e em decisões complicadas da vida. Entretanto, há uma linha muito tênue entre a ansiedade rotineira e a ansiedade excessiva. Esta, por diversas vezes, pode acabar virando uma doença grave.

As pessoas que sofrem com a ansiedade excessiva sentem preocupações e medos extremamente exagerados, o que traz muito sofrimento para elas. Por isso, a doença nada tem a ver com o sentimento de “mal posso esperar” que falamos anteriormente. Na verdade, o transtorno é tão sério que pode chegar a atrapalhar a vida de um indivíduo em níveis altos, impedindo que ele consiga fazer coisas comuns.

Além disso, os sintomas da ansiedade podem causar depressão e síndrome do pânico, afinal, a pessoa se sente tão incapaz e presa que começa a ter ataques de pânico. Ela também pode perder a autoestima (isso se ainda tinha) e se sentir inútil, imprestável, improdutivo e outros sentimentos fortemente negativos que remetem ao fracasso.

Para ficar mais fácil de entender do que se trata e quais são os sintomas da ansiedade, iremos contar a história de Ana que, apesar de ser fictícia, com certeza se assemelha a história de vida de muitas pessoas que sofrem com o distúrbio.

Os sintomas da ansiedade

Fonte: Unsplash.com

Do que se trata e quais são os sintomas da ansiedade

Ana é uma jovem no auge dos seus 20 e poucos anos que está na faculdade e não é capaz de manter os pensamentos calmos e focados. Juntando a pressão dos estudos, com a pressão dos pais que querem que ela arrume um emprego e a sua vida pessoal complicada, Ana começa a desenvolver sintomas da ansiedade que ficam cada vez mais intensos.

Alguns dos sintomas físicos são:

  • Tensão muscular
  • Náusea
  • Aperto no peito
  • Aumento dos batimentos cardíacos
  • Falta de ar
  • Tremores
  • Aumento do suor

Além disso, há também a sensação de cansaço, mesmo que o dia não tenha sido fisicamente cansativo. É que a ansiedade demanda tanto do corpo e da mente que não importa a hora que seja, o indivíduo pode sentir como se tivesse corrido uma maratona. Mas a verdade é que se pararmos para pensar, conviver com a ansiedade é realmente uma maratona diária.

Em relação aos sintomas da ansiedade que influenciam o psicológico, alguns deles são:

  • Nervosismo e tensão constante
  • Problemas de concentração
  • Sensação de que alguma coisa ruim vai acontecer
  • Medo intenso
  • Pensamentos descontrolados
  • Dificuldade em esquecer o motivo que está causando a tensão
  • Preocupação exagerada
  • Problemas para dormir
  • Irritabilidade
  • Agitação

Muitas pessoas podem achar que a ansiedade é drama, exagero ou frescura da vítima, mas só quem sabe como é paralisante é quem passa por isso. O transtorno de ansiedade geral é capaz de “prender” a pessoa na cama e impedir que ela faça coisas simples, como levantar e tomar banho, se arrumar, sair de casa ou até mesmo comer. No entanto, a grande questão é: apesar do corpo estar paralisado na cama, a mente dessa pessoa com certeza não para um só segundo.

Ou seja, os pensamentos estão correndo pela mente sem pausa e, por mais que ela tente se convencer de que precisa levantar e seguir com a vida, a ansiedade faz com que o seu corpo não tenha forças para tal ato.

Isso, é claro, acarreta em consequências muito ruins para a vida do indivíduo, como o mal desempenho no trabalho, faculdade ou escola e as complicações nos relacionamentos amorosos ou com a família e os amigos.

No caso da nossa personagem Ana, a sua ansiedade está crescendo com tanta velocidade e rapidez que, se não tratada, esses sintomas com certeza irão atrapalhar gravemente a sua atuação na faculdade, além de poderem causar o aparecimento de outras doenças psicológicas, como a depressão ou a síndrome do pânico.

Medicamentos para Ansiedade

Fonte: Unsplash.com

Tratamento para os sintomas da ansiedade

Como você viu durante a leitura deste artigo, os sintomas da ansiedade podem literalmente paralisar a vida de uma pessoa e trazer muito sofrimento, além de poder ser a causa ou a consequência de doenças psicológicas como depressão, síndrome do pânico e outros distúrbios da mente, e também de doenças físicas como o abuso de substâncias químicas. Por isso, é mais do que necessário procurar um apoio médico. A melhor opção é investir em uma clínica de recuperação que saiba lidar com as dificuldades de um tratamento tão intenso como o tratamento dos sintomas da ansiedade.

A Clínica Terapêutica Viva Melhor possui tratamentos para a dependência química, o alcoolismo, o tabagismo e vários tipos de distúrbios psíquicos físicos, como: ansiedade, síndrome do pânico, depressão, distúrbios alimentares, compulsão alimentar, dependência em internet, borderline e transtorno obsessivo compulsivo.

Nós já ajudamos a salvar centenas de vidas nos mais de 10 anos de existência. Possuímos uma equipe especializada e multidisciplinar preparada para atender a todos que precisam de auxílio para sair dessa situação complicada!

Se você quer saber mais sobre como lidar com os sintomas da ansiedade ou conhece alguém que passa pelos problemas discutidos no artigo, entre em contato conosco através dos números:

(61) 3244-1810 | Brasília/DF

(81) 3032-4567 | Recife/PE

(62) 99180-1328 | Anápolis/GO

Ou, se preferir, agende uma avaliação agora mesmo!