Quando se fala sobre o uso excessivo da internet, muitas pessoas ainda não conseguem entender quais são as verdadeiras causas e consequências dessa doença silenciosa e relativamente nova. Além disso, podem achar que a dependência em internet não é tão grave quanto outras dependências, ou que é um tema que não demanda tanta atenção ou preocupação.

Mas a verdade é que o uso excessivo da internet pode prejudicar e até mesmo acabar com a vida de uma pessoa. Isso porque a doença nunca vem sozinha – ela é acompanhada de vários distúrbios psicológicos e, às vezes, físico. Além do mais, a tecnologia não é tão antiga, o que faz com que as novas gerações estejam bem mais suscetíveis a serem capturadas pelo vício.

Se você deseja obter mais informações para entender melhor sobre o uso excessivo da internet, continue lendo esse artigo.

Dependência em Internet Computador

Fonte: Unsplash.com

Como a doença surge?

Antes de tudo, é necessário saber como o distúrbio surge e se desenvolve dentro da rotina de alguém. Afinal, não é “do nada” ou de repente que o uso excessivo da internet se torna um grande problema. As coisas acontecem pouco a pouco, até o ponto em que a internet vira a coisa mais importante e que demanda mais tempo e dedicação do indivíduo.

O distúrbio pode surgir através de diversos cenários, e nós iremos exemplificar alguns deles para que o entendimento do assunto seja mais fácil e claro:

Cenário 1: uma pessoa começa a jogar um ou mais jogos que a interessam, mas o que era para ser uma diversão acaba se tornando um problema muito maior do que o esperado. Para a pessoa que está ali, jogando, nada mais parecer ter a graça de antes. Mesmo que ela ainda não tenha atingido o nível de não sair mais de casa, quando o faz, não consegue mais se divertir como antes. Tudo o que a sua cabeça é capaz de pensar é: gostaria de estar em casa jogando, e não aqui, nesse ambiente.

Cenário 2: alguém foi diagnosticado com depressão, síndrome do pânico ou outro distúrbio psicológico e, no ápice da doença, não tem mais forças para sair de casas. Por conta da presença e da força do transtorno, acaba encontrando na internet uma forma de passar tempo, se distrair ou até mesmo interagir com outras pessoas. Nesses casos, o uso excessivo da internet acaba sendo uma maneira de fugir da realidade, mas também de conversar com gente que talvez esteja passando pela mesma coisa e não tenha com quem desabafar.

Cenário 3: a geração Z, que sucede os millennials, é a primeira geração a, de fato, crescer já na era da internet. Nascidos entre 1995 e 2005, essas pessoas simplesmente não conhecem uma vida sem a tecnologia sempre ali, presente, o tempo inteiro. Por conta disso, o conceito de fazer qualquer coisa sem a presença da internet não entra na cabeça de quem faz parte dessa geração. É por esse motivo que a relação deles com a internet é completamente diferente, o que os torna parte de um grande fator de risco, sendo mais suscetíveis a se tornarem dependentes da internet.

Há vários outros cenários possíveis, como pessoas que encontram na internet o refúgio que precisavam para escapar de problemas como fobia social, timidez extrema e baixa autoestima. Todos esses transtornos podem ser “escondidos” atrás de uma tela de computador ou celular, ajudando a vítima a não lidar e nem procurar ajuda para os seus problemas.

Dependência em Internet Smartphones

Fonte: Unsplash.com

Sintomas e consequências do uso excessivo da internet

O que os casos citamos acima têm em comum é a presença de algum tipo de transtorno psicológico, mesmo que seja em um nível menos grave. Isso acontece porque, para que o uso excessivo da internet possa ter tanto poder sobre um indivíduo, é necessário que ele esteja com a saúde mental abalada, não importa se muito ou pouco.

Sabendo disso, alguns dos sintomas da dependência em internet são:

  1. Preocupação excessiva com a internet
  2. Necessidade de aumentar o tempo online para ter o mesmo prazer
  3. Instabilidade emocional quando o uso da internet é restringido
  4. Trabalho e relacionamentos em risco por causa do uso excessivo
  5. Tentar parar de usar a internet e não conseguir
  6. Mudar o humor quando se conecta
  7. Mentir a respeito da quantidade de horas que fica conectado
  8. Pensar o tempo inteiro pensando em estar conectado

Como você deve ter percebido, todos os sintomas apontam para uma única: a internet, porque é exatamente nisso que as vítimas pensam sempre. O grande foco é estar conectadas e passar os dias e as noites online, não importando qual seja a atividade que estejam realizando no computador.

Algumas das consequências físicas e psicológicas do uso excessivo da internet são:

  1. Ganho de peso
  2. Problemas na coluna
  3. Problemas de vista
  4. Baixa autoestima
  5. Insegurança
  6. Fobia social
  7. Comportamentos anti-sociais
Dependência em Internet Problemas

Fonte: Unsplash.com

Como funciona o tratamento

Como você pôde perceber durante a leitura deste artigo,  o uso excessivo da internet tem causas bem complexas e consequências bastante perigosas. Por esse motivo, sabendo que ele prejudica a vítima de uma forma grave (e, às vezes, até mesmo fatal), é mais do que necessário procurar um apoio médico. Por isso, a melhor opção é investir em uma clínica de recuperação que saiba lidar com as dificuldades de um tratamento tão específico quanto o da dependência em internet.

A Clínica Terapêutica Viva Melhor possui tratamentos para a dependência em internet, depressão, transtorno bipolar, ansiedade, síndrome do pânico, borderline, transtorno obsessivo compulsivo e vários outros tipos de transtornos psicológicos, psíquicos físicos, dependência química e alcoolismo.

Nós já ajudamos a salvar centenas de vidas nos mais de 10 anos de funcionamento. Possuímos uma equipe especializada e multidisciplinar preparada para atender a todos que precisam de auxílio para sair dessa situação tão delicada!

Se você quer saber mais sobre como lidar com o uso excessivo da internet ou conhece alguém que passa pelos problemas colocados no artigo, entre em contato conosco através dos números:

(61) 3244-1810 | Brasília/DF
(81) 3032-4567 | Recife/PE

(62) 99180-1328 | Anápolis/GO

Ou, se preferir, agende uma avaliação agora mesmo!